Política Marcos do Val presta depoimento de 4 horas à PF e culpa Daniel Silveira por plano golpista
Bolsonaro ficou em silêncio e disse apenas que aguardava resposta, afirma senador
- Categoria: Geral
- Publicação: 03/02/2023 03:47
- Autor: O GLOBO- Por Manoel Ventura e Patrik Carporez — Brasília 02/02/2023 22h43 Atualizado há uma hora
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) prestou um depoimento de cerca de quatro horas à Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira sobre a reunião com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) em que teria sido proposto ao senador um plano golpista.
'Não impediu': Marcos do Val confirma reunião com Bolsonaro e Daniel Silveira para articular golpe com gravação de Moraes
Após deixar da PF, ele reafirmou que Bolsonaro ficou em silêncio durante a reunião. O senador reforçou a versão segundo a qual Silveira seria responsável por arquitetar o plano que envolvia uma tentativa de gravar uma conversa com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para tentar obter provas que pudessem levar à anulação do resultado das eleições presidenciais de 2022.
— O Daniel (Silveira) que puxou o assunto. A ideia dele era que pudesse resolver um problema dele e do presidente — disse o senador. — Era uma insistência do Daniel.
Val afirmou que Bolsonaro disse apenas que aguardava sua resposta sobre a proposta de gravação.
— A única coisa que o presidente diz… Na hora que eu disse o seguinte “olha, não vou dar a resposta agora, vou pensar sobre isso”. Porque eu já estava pensando que precisava reportar isso ao ministro Alexandre. E disse “me dá uns dois dias para eu dar a resposta”. Aí ele (Bolsonaro) falou “tá bom, nós aguardamos” — disse o senador.
Silveira foi preso nesta quinta por ordem do STF em razão do descumprimento de medidas cautelares também definidas pelo tribunal, como o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de usar redes sociais.
Desde a madrugada de quarta-feira, Marcos do Val apresentou diversas versões sobre o episódio. Em uma live com integrantes do MBL, ele afirmou que foi Bolsonaro quem o coagiu a "dar um golpe junto com ele" e disse que esse conteúdo seria divulgado pela revista "Veja" na sexta-feira.
Depois de depor, Do Val afirmou que falou em coação por um “excesso” e que não fez um desabafo sincero na transmissão.
Marcos do Val reforçou que o encontro foi no Palácio da Alvorada. Nas primeiras versões, ele chegou a dizer que havia sido na Granja do Torto, mas afirmou ter feito confusão por não conhecer a residência oficial do presidente.
Também disse que foi levado ao local em um carro da Presidência da República, mas que não seria o veículo principal de Bolsonaro na época. E também rechaçou que tenha ouvido sobre a participação do GSI ou da Abin no episódio. Segundo ele, a citação ao GSI em uma versão anterior teria sido pois ele "deduziu" isso ao ouvir a palavra "inteligência".
leia mais em O GLOBO CLIQUE AQUI.
Leia Mais
17/12/2024 20:31
Policial e três criminosos morrem em confronto em Itapipoca
Polícia procura outros criminosos envolvidos no tiroteio que resultou na morte de agente.
17/12/2024 14:00
SEM ANISTIA- 'Bolsonaro livre é uma ameaça, e mobilização nas ruas deve cobrar punição', diz historiador após prisão de general aliado
Valério Arcary exalta prisão de Braga Netto, mas explica que não basta unicamente confiar no trabalho das instituições
17/12/2024 13:54
Papa Francisco revela ter sofrido tentativas de assassinato em ida ao Iraque
Pontífice detalhou episódios que aconteceram em 2021 em autobiografia intitulada "Esperança"
17/12/2024 13:15
Especialista em dados, gerente agrícola e mais: pesquisa lista profissões em alta para 2025
Recrutadora consultou empresas de pequeno, médio e grande porte de todo o Brasil, sobre as necessidades de contratação em 12 setores. Salários da alta liderança podem chegar a R$ 80 mil.
17/12/2024 09:27
A Voz do Brasil- Jornal do Senado
Ouça as notícias sobre as votações do Senado