SAÚDE EM ITAPIPOCA
CONSTRUÇÃO DE NOVA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO 24h; UTILIZAÇÃO DO HOSPITAL REGIONAL PARA A ATENÇÃO BÁSICA? O QUE É MAIS VIÁVEL?
- Categoria: Geral
- Publicação: 24/08/2023 17:37
- Autor: 3CLIMAS CULTURA
É uma realidade que a UPA de Itapipoca, pelo tamanho da população, não atende as necessidade na área da saúde. Considerando também que Itapipoca é um município regional, que atende pessoas de vários municípios da região.
O atual Prefeito, anunciou que deverá construir uma nova UPA com estrutura suficiente para receber de todos aqueles que a procuram.
Fala-se na transferência da UPA para o Hospital Regional de Itapipoca. A Prefeitura no entanto, quer a sessão do Hospital, que hoje pertence ao Estado. Pessoas criticam; entre estas, Vereadores, que justificam suas críticas por conta do município não ter condições de manter um hospital da proporção que é o Hospital Regional.
Segundo aqueles que discordam da sessão ao Município, o Hospital Regional hoje faz um importante atendimento secundário, o que iria atrapalhar no instante em que o município começasse a trabalhar a atenção básica.
A pergunta que se faz é a seguinte: Será que o Hospital Regional não teria condições de abrigar a atenção básica de saúde, secundária e terciária?
São 250 leitos com a possibilidade de ampliação dependendo da demanda. Por que então se investir em uma nova construção quando o município já dispõe dessa enorme estrutura, embora sob o comando do Estado.
Não seria possível haver uma parceria entre Estado e Município para transformar o Hospital Regional de Itapipoca em um grande centro de saúde em atenção primária, secundária e terciária?
Somente especialistas na área da saúde e administração hospitalar podem tirar essa dúvida da população.