Impeachment de Lula por fala contra Israel pode avançar no Congresso? Entenda cenário
Para avançar no parlamento, um pedido de impeachment depende unicamente da vontade do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL)
- Categoria: Geral
- Publicação: 20/02/2024 21:10
- Autor: Escrito por Redação , 20:42 - 20 de Fevereiro de 2024 Atualizado às 20:43
Cento e vinte e dois deputados federais assinaram, até a manhã desta terça-feira (20), um requerimento que pede o impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após o parlamentar comparar, em declaração no último domingo (18), as mortes na faixa de Gaza com o extermínio de judeus durante o Holocausto.
A autoria do requerimento é da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). O documento diz que a fala do presidente configura um crime responsabilidade por ter cometido um "ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade".
Na declaração que incentivou a criação de requerimento do impeachment pelos parlamentares, Lula disse: "O que está acontecendo na Faixa Gaza não existe em nenhum outro momento histórico, aliás, existiu, quando Hitler resolveu matar os judeus". LEIA MAIS DIÁRIO DO NORDESTE