Além do prejuízo material que as pessoas podem ter, há algo muito pior que é a desinformação.
Surge então a necessidade da regulação da utilização desse meio de comunicação, que deveria ser totalmente livre se fosse usado de forma responsável. Redes Sociais e Fake News: como a combinação impacta a sociedade? (Por Livia Guida Antonio)
-
AS REDES SOCIAIS
CRISÓSTOMO ALVES
O impacto das redes sociais na comunicação moderna: Desafios e oportunidades ( Alberto Maurício Danon) LEIA MATÉRIA -
REDE SOCIAIS SUA IMPORTÂNCIA
CRISÓSTOMO ALVES
PONTO DE VISTA- Crisóstomo Alves
Além do que foi muito bem colocado no texto de Alberto Maurício Danon, gostaríamos também de questionar um ponto que na nossa visão é fundamental para as pessoas que utilizam tão importante meio de comunicação.
Trata-se das informações falsas que são lançadas em diversos sites, geralmente sem a menor responsabilidade de quem as lança e a falta de critério de muitos que recebem essas informações.
Como o próprio autor destacou; "A falta de verificação de fatos e a propagação acelerada desses dados podem levar a consequências sérias, como polarização política, conflitos sociais e danos à reputação de indivíduos e empresas. Por isso, é importante um monitoramento contínuo para neutralização de negatividade."
Essa é a parte que mais nos preocupa em relação à força das rede sociais.
São muitas as pessoas que simplesmente acreditam em tudo que é propagado, sem nenhum questionamento se é verdadeiro ou falso.
Toda informação, merece um questionamento, vinda de onde vier: rádio, jornal, televisão, embora estes sejam mais criteriosos na hora de de informar. As empresas, os profissionais observam as normas estabelecidas por lei na divulgação de matérias jornalísticas.
Já não existe esse controle na redes sociais. Faz-se necessário então uma análise de tudo aquilo que a pessoa recebe pela internet. Apurar a verdade; essa é a melhor forma de não ser ludibriado pela propagação de notícias falsas, que certamente prejudicarão quem as recebe sem questioná-las.