"Conheça a cidade que foi feita para pedestres
Nos anos 1970, o povoado de Houten, na Holanda, adotou uma forma de vida sem carros. Trinta anos depois, é um exemplo inspirador de onde se pode chegar ao apostar em uma cultura que não gira em torno dos automóveis"
Matéria publicada no Jornal O POVO mostra um trecho da cidade de Houten na Holanda em que as pessoas andam a pé ou de bicicleta. No trecho, veículos não podem entrar. Se você falasse algo parecido aqui no Brasil as pessoas diriam que você estava delirando. Mas acreditem na Holanda, país de primeiro mundo, existe desde 1970.
Quem conhece o centro de Fortaleza, sabe que lá existem duas ruas (Liberato Barroso e Guilherme Rocha, atravessando alguns quarteirões, no centro da Capital, que são exclusivas de pedestres. Há locais em algumas capitais do Brasil que são exclusivos para pedestres.
Estamos nos lembrando de que quando Dr. Vicente foi Prefeito de Itapipoca, queria transformar duas ruas ( D. Aureliano Matos, alí onde funciona a Caixa Econômica e rua Inocêncio Braga, onde funciona o Banco do Brasil, em local exclusivo para pedestres, uns dois quarteirões. Não realizou o sonho.
Mas vejam como essa prática é comum nas grandes e movimentadas cidades, e como lemos na matéria do O Povo, nos países desenvolvidos.
Agora vamos aproveitar e lançar um desafio ao Prefeito Felipe Pinheiro: Que tal transformar em área só de pedestres o entorno do antigo mercado, ruas Raimundo Teófilo de Castro e Oswaldo Cruz, com algo parecido com uma praça. Pode ter banquinhas de vendas, cafés, tudo organizado. Nenhum prejuízo para o comércio. Com certeza ótimo para o comércio e para os pedestres... mas sem veículos circulando no local. Ficaria um centro lindo, confortável e até turístico. Vamos aderir à idéia Prefeito? transformar a nossa cidade em uma bela cidade? Diferente? É preciso ter coragem pra sair do óbvio.
Comente!
Imagens do trecho central de Itapipoca que poderia ser um belo calçadão.
MADFERRO