Enquanto o mundo vive as lamentáveis guerras das armas: Rússia X Ucrânia, Israel X Palestina ampliando para outros conflitos que já se iniciaram, estamos vendo no Brasil a guerra da violência e a guerra política.
Direita e esquerda entram em debate constantemente; não aquele debate saudável, que é o que se espera; mas um debate de ofensas e desrespeito. Desrespeito não só a pessoas mas a instituições. Isso não é democracia.
Temos como mais recente embate, as críticas do dono do X ao Ministro Alexandre de Morais, sugerindo inclusive que o Ministro renuncie ou sofra um processo de Impeachment.
Fazer críticas é perfeitamente aceitável mas não se pode ofender a qualquer cidadão ou instituição. É necessário se fazer uma diferenciação entre crítica construtiva e ofensa.
Façamos nossas as palavras do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da Reública, Paulo Pimenta:
"O Brasil é um país soberano e democrático, com uma constituição federal e um sistema de justiça independente e respeitado. Somos uma democracia forte, com instituições autônomas e uma imprensa livre, com total liberdade de expressão. Não vamos permitir que ninguém, independente do dinheiro e do poder que tenha, afronte nossa pátria. Não vamos transigir diante de ameaças e não vamos tolerar impunemente nenhum ato que atente contra a democracia. O Brasil não é a selva da impunidade e nossa soberania não será tutelada pelo poder das plataformas de Internet e do modelo de negócio das big techs", escreveu Pimenta. ( Jornal do Brasil)