Continuam provocando muitas discussões as invasões dos Três Poderes no dia 8 de janeiro. O que se pode dizer é que realmente foram fatos gravíssimos que poderiam ter abalado a nossa Democracia.
É necessário, então, uma investigação minunciosa, e os participantes sejam punidos para que tal fato não aconteça mais. Mas não só aplicar a lei aos manipulados, (aqueles que participaram diretamente do quebra-quebra); mas também aos que manipularam (os incentivadores e patrocinadores). Ninguém deve estar acima da Lei.
Querer convencer de que os fatos foram apenas manifestações de pessoas insatisfeitas com o resultado das eleições não convence. E ainda assim, não se pode permitir aquele tipo de vandalismo e desrespeito às Instituições, à Democracia.
Uma coisa é a liberdade de expressão, o que é correto e necessário em um Regime Democrático. Outra é ultrapassar os limites do permitido.
É evidente que houve toda uma articulação do lado que se sentiu derrotado para que esse episódio lamentável ocorresse. O resultado de uma eleição deve ser respeitado. Cabe aos poderes constituídos cuidar para que o processo seja lícito.
-
POLÊMICAS DO 8 DE JANEIRO
CRISÓSTOMO ALVES