PV - BRASIL: PRESIDENTE...CONGRESSO... QUEM TEM VOZ?
Quase um terço dos projetos considerados urgentes pelo Congresso em 2023 estão engavetados
Quem decide o que será colocado em pauta ou não nos plenários são os presidentes da Câmara e do Senado
Por POLÍTICA JB com Agência Estado redacao@jb.com.br Quase um terço dos projetos considerados urgentes pelo Congresso em 2023 estão engavetados
Quem decide o que será colocado em pauta ou não nos plenários são os presidentes da Câmara e do Senado
Por POLÍTICA JB com Agência Estado/ redacao@jb.com.br / Publicado em 28/10/2023 às 05:23/ Alterado em 28/10/2023 às 06:57

Ponto de Vista
Mesmo com todas as falhas o regime democrático é o mais acertado para regir as nações."A palavra democracia tem origem no grego demokratía que é composta por demos (que significa povo) e kratos (que significa poder)". Ou seja DEMOCRACIA é "o povo no poder".
Mas não é perfeita; como tudo na vida tem suas falhas. O trecho retirado do JB, nos indica essa falha. O Presidente de um país como o Brasil, diante de tudo isso, precisa ser: um maestro, hábil. Caso contrário, ele não vai se dar bem na condução do país.
O Presidente do Brasil, por exemplo, está quase sempre "refém do Congresso". Talvez esse seja o aspecto negativo do regime.

Na democracia, a divisão dos poderes é fundamental. 

Um analista político há algum tempo afirmou que o Brasil adotou um regime presidencialista onde o Presidente é fraco e o Congresso é forte.

Por outro lado, deputados e senadores são representantes do povo, como a função de defender e votar leis que contemplem os cidadãos.

O Presidente da República, ou "Maestro" é o homem que alí está para coordenar.  É considerado o líder de uma orquestra ou banda, responsável por controlar o ritmo, a direção e o tom geral do grupo. Sem esquecer que tudo isso tem um princípio fundamental: a melhoria da vida da Nação em todos os sentidos.

Resolvemos dar continuidade a esse nosso comentário por conta de fatos que têm aumentado as discussões sobre a política. É a corrida para o 2026.

"o presidente Lula declarou aos auxiliares que “2026 já começou” e que os adversários já estão em campanha para as próximas eleições. (VEJA)

É verdade; todas as flechas já estão sendo disparadas contra o Presidente: problemas administrativos, alta de preços dos produtos, falta de um diálogo maior com o Congresso, Janja... tudo está sendo motivo para a oposição usar seus meios objetivando desgastar o Presidente.

Vamos imaginar trabalhar negociações com 513 deputados e 81 senadores; onde existe: governo, centrão e oposição. Tarefa muito difícil.

Algumas propostas que devem tramitar neste 2025:
*"Proposta sobre semipresidencialismo; divide opiniões na Câmara.
PEC estabelece sistema em que o presidente da República dividiria o poder com um primeiro-ministro"

*A regulação das redes sociais, *o Plano Nacional da Educação, *combate à violência. 

*Proposta de anistia dos condenados dos atos de 8 de janeiro. Este é de interesse principalmente de bolsonaristas, tem como objetivo livrar o Ex_presidente já que a PGR deve denunciá-lo ao STF. Bolsonaristas sonham com a volta do Ex-Presidente ao ninho.

*O projeto de lei do deputado Bibo Nunes (PL-RS), que propõe reduzir o prazo de inelegibilidade de oito para dois anos, beneficiaria não apenas o ex-presidente Jair Bolsonaro, mas também outros políticos atualmente impedidos de disputar eleições.

E por aí vai.


imagem