Esta será uma semana na qual o tema ganhará cada vez mais destaque: O Supremo Tribunal Federal (STF) dá início nesta terça-feira (25) ao julgamento que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete denunciados réus por envolvimento no planejamento de um golpe de Estado em 2022, ano em que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito para o terceiro mandato.
Pesquisa do PoderData mostra : PoderData: 51% são contra anistia aos presos do 8/1; 37%, a favor.
Sabemos que entre os que estão presos existem mães e pais de família, mas como explicar atitude de vandalismo dos mesmos? Não está correto o que fizeram e quando se comete algum delito, tem que cumprir o rito da lei. Isto é incontestável.
O STF ouviu cada um dos participantes, e concluiu que alguns cometeram faltas mais graves, outros menos graves, mas todos erraram na atitude extrema de invasão dos Poderes.
É evidente que houve manipulação de gente interessada na deposição do atual Presidente; gente que influenciou os participantes dos atos e talvez até lhes prometeram que nada aconteceria aos mesmos, pois estavam sob a proteção dos mandatários.
É muito difícil se acreditar que as manifestações da forma que foram articuladas, tenham sido expontêneas por parte dos participantes. Estão aí as investigações da Polícia Federal para comprovar que tudo foi um esquema montado.
Na nossa Democracia, não podemos permitir que tais ocorrências aconteçam e fiquem por isso mesmo, como se nada tivesse acontecido. A impunidade seria um fator que abriria espaço para ocorrências mais graves.
Já basta a violência que o Brasil enfrenta no dia-a-dia e que esperamos seja enfrentada pelas autoridades.
Possíveis participantes desses atos, procuram desvirtuar os acontecimentos, acusando os Ministros do STF de autoritarismo. Especialmente o Sr. Alexandre de Moraes que não tem se intimidado diante de todas as manobras dos acusados.
Brasileiros sempre reclamaram que a nossa Justiça é morosa e que não chega nos poderosos. Quando esta resolve enfrentar aqueles que se acham privilegiados, aí vem as críticas de muita gente.
Imaginem amigos, as coisas acontecendo e os Ministros do STF dormindo em berço explêndido, sem assumirem seu papel de guardiões da constituição. Seria uma tragédia.
A nossa Justiça, como o próprio nome, deve ser justa e agir sempre dentro dos limites da Lei, sem ser omissa.