PV-"TAPAR O SOL COM A PENEIRA"
Provas apresentadas pela PGR são muito robustas, diz advogado ao WW
Pierpaolo Bottini, advogado e professor de Direito Penal da USP, comenta denúncia da PGR contra Jair Bolsonaro
Categoria:GeralPublicação:19/02/2025 08:27Autor:Da CNN 18/02/2025 às 23:47 | Atualizado 18/02/2025 às 23:52

O assunto mais discutido no momento é a denúncia feita pel PGR ao STF, na qual o Ex-Presidente Jair Bolsonro e mais 34 pessoas estariam envolvidos nos atos do 8 de janeiro.

Não temos a idéia inocente de que a manifestação foi fruto apenas da insatisfação dos que estiveram na ação. É claro que tem mentores dos atos.

Mas é preciso provar que realmente os atuais denunciados, inclusive o Ex-Presidente, são os mandantes para que o STF possa torná-los réus.

Sempre acreditamos que um Ex-Presidente, pelo cargo que ocupou, merece o respeito da Nação. 
Qualquer cidadão merece o mesmo respeito. Mas pode sim haver uma deferência a um ex-presidente.

Não estamos aqui a advogar o descumprimento da Lei, da Justiça. De forma nenhuma. Todo cidadão deve ter o mesmo tratamento. Estaríamos sendo injustos se pensássemos diferente.

Acreditamos no trabalho de investigação que foi feita, certamente com todo critério. Segundo o especialista em direito Dr. Pierpaolo Bottini, as provas são robustas.

A defeza dos acuzados vai ter toda oportunidade de buscar provas contrárias às acusações e que seja feita realemente justiça. Isso é o que desejamos.

Se o Ex-Presidente não tiver nehuma responsabilidade sobre os atos criminosos, que seja inocentado. Agora, se for provado que o mesmo teve alguma participação a Justiça saberá como agir.

O que não é bom, nem para o Ex-Presidente, nem para a Nação é quer paire alguma dúvida sobre envolvimento ou não de pessoas em fatos tão deploráveis como aquele  vandalismo ocorrido nos prédios dos Três Poderes.

Não se pode fechar os olhos em relação ao desvio de conduta de qualquer cidadão. Isso seria " tapar o sol com a peneira". O mesmo deve responder pelos seus atos.


imagem