SUPREMO CONGRESSO BRASILEIRO
Há uma investida de parte do Congresso Brasileiro, especialmente os opositores ao governo, ligados ao governo anterior, contra o Supremo Tribunal Federal.

A Comissão de Constiutição e Justiça da Câmara, cuja presidente é a Deputada Carol de Toni do PL, aprovou a admissibilidade de uma PEC que permite ao Congresso limitar decisões do STF. Leia mais em JORNAL DO BRASIL

"A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (9), a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 8/21, que limita as decisões monocráticas no Supremo Tribunal Federal (STF) e em outros tribunais superiores."

Essa é apenas uma das investidas de parte de integrantes do Congresso contra o STF.

Vamos relacionar aqui quais seriam os prováveis motivos.

Vamos lembrar:

Primeiro, a interferência nas decisões do STF em relação aos absurdos do 8 de janeiro, quando houve quebra-quebra nas sedes de òrgãos do governo e da justiça.

Segundo, a interferência na decisão do STF e em particliar do Ministro Moares, de suspender o funcionamento do X do Brasil, que descumpriu determinações do Supermo.

Terceiro, decisão do ministro Dino "O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (14) a suspensão da execução das emendas impositivas ao Orçamento da União. Pela decisão, o pagamento deverá ficar suspenso até que os poderes Legislativo e Executivo criem medidas de transparência e rastreabilidade dos recursos. Leiam mais em AGÊNCIA BRASIL

Ao que nos parece, o que está havendo é uma insatisfação de parte do Congresso para com o SFT, por interesses de parlamentares.

Como será então: vamos ter um congresso guardião da Constituição, função do STF, deixando de lado o papel  do STF.

Será que isso é Democracia, como alguns pregam: retirar o papel da Justiça;  regular os direitos e deveres do cidadão, tendo como base a Constituição Federal e colocar sob os cuidados de deputados e senadores...

Vamos mais uma vez entender o papel da Suprema Corte Brasileira: " O Supremo Tribunal Federal (STF) é o órgão máximo do Poder Judiciário brasileiro e tem como principais funções: 

Garantir a defesa, a guarda e a interpretação da Constituição 

Manter o Estado Democrático de Direito 

Prezar pelo equilíbrio entre os poderes 

Defender os direitos e garantias fundamentais 

Impedir abusos de poder cometidos por membros de outros poderes 

Julgar infrações penais comuns cometidas por altas autoridades do país 

Depois de mais uma vez sabermos do papel do STF, perguntamos: limitar poderes de ministros e consequentemente do SFT, não seria prejudicial à nossa Democracia.

Uma coisa é questionar decisões de ministros do STF, tendo como base  a nossa Constituição, outra é limitar o poder de decisão dos ministros.

Parece que estamos indo de encontro ao regime democrático conquistado pelos brasileiros. imagem APOIADORES